Quantos de vocês aprenderam que a razão pela qual Jonas fugiu, foi por que ele estava com medo ? Eu tenho certeza que a maioria de vocês aprenderam isso, mas na verdade Jonas não fugiu por causa de medo dos Ninivitas, mas porque ele os odiava. Durante aquele tempo na história de Israel, o Rei era Jeroboão II e Israel estava pagando tributos para Assíria. O tributo representava lealdade para com a Assíria mas também tirava recursos que Israel precisava para aumentar o seu exército. Então você pode entender a reação de Jonas. “Porque não permitir que Deus destrua a Assíria e acabar com os tiranos que leva todo o nosso dinheiro ?” No início do Capitulo 4 do livro de Jonas diz “E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal”
Pessoas amarguradas nunca podem ficar felizes com a vitória espiritual de outras pessoas. Se você olhar bem na mensagem de Jonas você vai perceber que ele só lança o julgamento mas nunca a Graça de Deus (Jonas 3:2). Talvez Nínive viu este profeta pálido (lembre-se que ele esteve dentro do peixe) e também talvez Nínive estava bem familiarizada com a fé judaica para saber que isso poderia ser problema se eles não se arrependessem. Se você ler Jonas 4:3 você vai ver que Jonas preferia morrer do que se libertar da sua amargura.
Então Jonas foi para fora dos murros da cidade e ainda esperou que houvesse ainda uma pequena chance de Nínive ser destruída. Deus manda um vento quente que queima a sensível pele de Jonas. O Senhor também envia um verme que destrói a planta e o coitadinho do Jonas fica frustrado novamente. Pessoas amarguradas freqüentemente se focalizam em coisas pequenas da vida e fazem dos problemas, problemas maiores que eles realmente são. Jonas perdeu a noção do verdadeiro sentido disso tudo por causa da sua raiva.
O Senhor fez a Jonas uma boa pergunta, uma pergunta que precisamos fazer a nós mesmos quando ficamos irados. Olhe o que diz Jonas 4:4 “E disse o SENHOR: Fazes bem que assim te ires ?”
Bem, o livro de Jonas termina sem nos dizer se Jonas arrependeu-se ou não de sua amargura, se ele foi ou não para sepultura ainda como uma pessoa amargurada. Amargura é como um câncer espiritual para a alma, ela tira toda a alegria de uma vida cristã. Ao contrário de câncer, a amargura pode se espalhar para os outros causando os mesmos problemas com outros irmãos e irmãs em Cristo.
A Bíblia também nos manda nos separar de uma pessoa irada. “Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico” (Prov. 22:24)
Vamos sempre estar orando para que Deus nos leve à Santidade e nos faça semelhantes à Sua imagem.
Michael Raley
Diretor da BBN Internacional