BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasContribuaFale Conosco
Inscrição|Cursos Disponíveis|Perguntas & Respostas|BI Ajuda|Sobre a BBN|Maneiras de promover a BBN|Testemunhos|
Login do Aluno
Acesso do aluno
Usuário:
Senha:


Esqueceu a sua senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?
Ainda não é um aluno?
NOVO CURSO – EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS

Preciso confessar, quando me dedicava a ler a carta aos Romanos me sentia perdido. Entendia e apreciava partes do texto, mas os argumentos me pareciam muito complexos, e eu me sentia tentado a “pular” para o capítulo 12, onde se encontram as recomendações práticas.

 

Ao preparar este curso, no entanto, fiquei apaixonado por esta carta. O Dr. Donald Turner expôs esta epístola de forma bem detalhada, procurando mostrar o raciocínio e os argumentos do apóstolo Paulo em favor da justificação unicamente pela fé na obra salvadora de Cristo. Aquelas “peças de quebra-cabeças” começaram a se juntar e hoje aquela imagem embaçada se tornou bem mais clara. Pude compreender e admirar mais profundamente a salvação pela graça.

 

Como Turner mesmo disse, “a Epístola de Paulo aos Romanos é a mais importante das cartas escritas pelo grande apóstolo. Nela encontramos em sua mais completa forma o pensamento do apóstolo, e por sua vez o resumo mais compreensível do Evangelho de Cristo. Há nela profundezas da verdade divina, que o simples homem sem a revelação de Deus jamais poderia descobrir...”

 

O tema central é o Evangelho de Jesus Cristo (Romanos 1:16). Paulo mostra que todas as pessoas são culpadas e têm de prestar contas diante de Deus pelos seus pecados. Só através da morte e ressurreição de Jesus Cristo a humanidade pode livrar-se da culpa e da perdição. Deus é apresentado como o justo juiz que ao mesmo tempo justifica ao pecador, visto que Jesus levou sobre si a nossa culpa. Quem pela fé responde ao livre, soberano e gracioso ato de salvação, receberá a justificação.

 

A Epístola aos Romanos ajudou a milhares de pessoas no decorrer da história, inclusive o grande reformador Martinho Lutero, na época monge, que, através da sua leitura, teve seus olhos abertos para compreender que a salvação era pela graça e não por obras, e encontrou uma nova vida em Cristo.

 

Além do tema principal, você vai encontrar em Romanos outros temas muito interessantes, como por exemplo: a condenação dos gentios que nunca ouviram o Evangelho, o estado deplorável do homem sem Jesus, o papel da lei no plano de Deus, o amor eterno de Deus, predestinação e livre arbítrio, a salvação do remanescente de Israel, dons espirituais, sujeição às autoridades, nossa liberdade em Cristo, e assim por diante.

 

Espero que Deus use este curso para abençoar a sua vida. Não se preocupe se não entender ou “digerir” tudo logo de início. É como se fosse uma mesa repleta de iguarias. Não precisamos comer de tudo para nos deliciarmos. Pouco a pouco, pela graça de Deus, vamos desfrutar das riquezas reveladas na Palavra de Deus até chegarmos ao pleno conhecimento.

 


Autor:   Paulo Rathlef    Data :  6/23/2009 12:52 PM
Número de visitantes :  5255


Login                                                                                           Biblia Online   Copyright   Privacidade