BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasContribuaFale Conosco
Inscrição|Cursos Disponíveis|Perguntas & Respostas|BI Ajuda|Sobre a BBN|Maneiras de promover a BBN|Testemunhos|
Login do Aluno
Acesso do aluno
Usuário:
Senha:


Esqueceu a sua senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?
Ainda não é um aluno?
Ele conhece o seu coração!
Ele conhece o seu coração!
 
Ele quem?

Se eu respondesse: “O computador!” você diria que estou ficando louco.  Depois de ler um pouco mais, você verá que talvez eu não seja tão louco assim.

Recentemente li a respeito de uma pesquisa que me deixou impressionado.  Cientistas chegaram à conclusão de que um computador pode saber mais sobre a personalidade de uma pessoa que seus próprios amigos. Bastou ao computador analisar as “curtidas” daquela pessoa.  Analisando apenas 10 “curtidas” o computador foi capaz de prever a personalidade melhor que seus colegas de trabalho.  Analisando 70 “curtidas” o computador conseguiu visualizar o seu caráter melhor que seus amigos eram capazes de fazê-lo; 150 “curtidas” garantiram uma visão melhor que os próprios pais, e 300 “curtidas“ uma visão melhor que o cônjuge.  Só faltou saber quantas “curtidas” seriam necessárias para que o computador soubesse mais que a própria pessoa que foi testada.
 
Teoricamente é possível que um computador saiba mais sobre minha personalidade que eu mesmo.  Eu posso dizer que minha cor predileta é azul, mas o computador pode chegar a uma conclusão diferente, apenas por observar minhas escolhas de cores ao longo dos anos e minha reação emocional às mesmas.
 
Será que um dia teremos de ler um relatório sobre nossa personalidade e surpresos desabafar: “Puxa, eu não sabia que era assim!”?  Parece assustador.  Se até agora somente profissionais destacados eram capazes de olhar dentro do nosso íntimo, parece-nos que agora até máquinas são capazes de fazê-lo, talvez até com mais sucesso.
 
O que a Bíblia diz a este respeito?  “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jeremias 17:9-10).  “Quem o poderá conhecer?” é uma pergunta retórica, cuja resposta óbvia é: nenhum de nós!
 
Davi estava ciente de que nem mesmo ele era capaz de vislumbrar os recantos secretos de seu coração.  No Salmo 139:23-24 ele ora: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.”
 
Apenas Deus tem uma visão perfeita do nosso caráter, da nossa personalidade.  No entanto, Ele nos deixou Sua Palavra, e ela pode servir como um espelho para vermos quem de fato somos.  “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4:12).
 
Se um computador usa as “curtidas” para nos caracterizar, Deus usa sua Palavra para nos dar uma imagem acurada de quem de fato somos em nosso íntimo.  Cabe a nós aceitar o que Deus quer nos mostrar, e deixar que Ele nos transforme à semelhança de Cristo.

Aproveite os recursos disponíveis no Instituto Bíblico e comece ainda hoje a ouvir as lições de um tema que seja importante para você.

Deus nos abençoe.

Equipe do Instituto Bíblico da BBN

Autor:   Equipe do Instituto Bíblico da BBN    Data :  1/14/2015 9:24 AM
Número de visitantes :  5179


Login                                                                                           Biblia Online   Copyright   Privacidade