BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasContribuaFale Conosco
Inscrição|Cursos Disponíveis|Perguntas & Respostas|BI Ajuda|Sobre a BBN|Maneiras de promover a BBN|Testemunhos|
Login do Aluno
Acesso do aluno
Usuário:
Senha:


Esqueceu a sua senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?
Ainda não é um aluno?
Memória Fotográfica

 

Algumas pessoas são dotadas de uma capacidade extraordinária de se lembrar de coisas, eventos, imagens, etc. Popularmente se diz que estas pessoas têm memória fotográfica. Enquanto que pessoas comuns, como eu, conseguem relacionar o nome de um autor a um livro, ou até mesmo ao assunto do livro, alguns poucos privilegiados conseguem “ver” cada página do livro em sua mente.  

Eu gostaria muito de ter uma memória assim. Fico imaginando como seria, poder recitar de memória centenas de livros e ter sempre uma resposta pronta para qualquer pergunta. Mas, lembrando-me de que muito conhecimento ensoberbece, e que Deus me criou da maneira como sou, acabo por contentar-me com a capacidade limitada de retenção que tenho. 

Estou em grande desvantagem? Talvez não! Tão rápido quanto as pessoas admiram alguém com boa memória, tão rápido acabam se afastando deste “sabe tudo”. Por outro lado, não é gostoso ler de novo um bom livro que se tem em casa, sem lembrar-se do que acontece no final?  A grande desvantagem que vejo, é no que se refere ao conhecimento da Palavra de Deus. Como eu gostaria de me lembrar de passagens paralelas, das aulas de escola dominical, das pregações, dos cursos do BBNBI... Uma boa memória certamente facilitaria a compreensão da Bíblia. 

Bem, fico aliviado em saber que memória não é tudo. O Espírito Santo é quem nos ilumina a mente ao estudarmos a Palavra de Deus, e sem ele a melhor memória do mundo se perderia em ignorância.  

Além do Espírito Santo, temos possibilidades de usar melhor os pequenos recursos que temos. Se nossa memória não é fotográfica, podemos, no entanto exercitá-la. Não quero entrar em detalhes sobre técnicas para aprimoramento da memória, mas apenas mencionar que a repetição é a mãe da memória. Se alguém só precisa de uma tirada, para fazer uma foto boa, outros precisam de 20, mas ao fim ambos têm uma boa foto. Se alguém lê um verso e logo o memoriza, amém, louvado seja Deus. Se o outro consegue o mesmo efeito após ler 10 vezes, três dias seguidos, amém também. A grande vantagem é que neste duro processo de repetição para conseguirmos salvar alguns poucos dados em nossa fraca memória, dependemos mais do Senhor e exercitamos a virtude da paciência.  

Quero encorajar a você  a investir seu tempo no estudo da Palavra de Deus. Faça uso dos cursos que o BBNBI lhe oferece. Ouvindo a verdade repetidamente, por diferentes ângulos, sendo apresentada por diferentes mestres certamente a impregnará em nossas mentes e, acima disto, em nossos corações.  

Para concluir o que eu estava falando... Do que estava falando mesmo? 

 


Autor:   Paulo Rathlef    Data :  3/19/2010 1:31 PM
Número de visitantes :  6129


Login                                                                                           Biblia Online   Copyright   Privacidade