BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasContribuaFale Conosco
Inscrição|Cursos Disponíveis|Perguntas & Respostas|BI Ajuda|Sobre a BBN|Maneiras de promover a BBN|Testemunhos|
Login do Aluno
Acesso do aluno
Usuário:
Senha:


Esqueceu a sua senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?
Ainda não é um aluno?
“Em Casa” com o Discipulado…

Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que, de cada dez filhos de pais cristãos, apenas dois permanecerão na igreja quando chegarem à idade adulta; sem dúvida um número alarmante.

O discipulado em casa, no lar, é chave para influenciar decisivamente nossos filhos. Os pais precisam usar o poder de influência nos filhos enquanto eles estão por perto. Deus deixou instrução clara para isso em Deuteronômio 6:7: "E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Este é um privilégio e responsabilidade de pais cristãos. Precisa ser intencional; com propósito.

Há três aspectos do ensino: 1. Formal: Planejado, dirigido; 2. Informal: Planejado, mas de forma descontraída; 3. Não formal: tempo não planejado, não dirigido, acontece de forma inesperada.

No passado costumava-se pensar que qualquer tempo dedicado aos filhos já era suficiente. A verdade é que para se ter tempo com qualidade, faz-se necessário quantidade de tempo. Mostramos que as pessoas são importantes quando fazem parte da nossa agenda, do nosso dia-a-dia; não apenas do nosso orçamento. Tempo é o primeiro aliado para se construir algo com alguém.

O discípulo é um aprendiz, logo, precisa ser ensinável. Isso quer dizer, que os pais primeiro precisam aprender com Jesus para então ensinar os filhos. Veja Deuteronômio 6.6:"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração."  À medida que nós, como pais, temos os nossos corações quebrantados por Deus, e os filhos vêem isso, estamos lhes ensinando relacionamento e não religiosidade.

 Foi dito que um lar regado pela verdade e amor a Deus, serve de raiz para que, no tempo certo, os sonhos de nossos filhos ganhem asas no cumprimento da vontade de Deus.

Liderar é exercer influência, e isso significa controle e autocontrole. Liderar é estender as asas para proteger e cuidar. O alvo é torná-los maduros, formados à imagem de Cristo, capazes de tomar decisões sadias.

Sugestões: Controle o tempo, não apenas dos filhos, mas de todos em relação à TV, vídeo-game, etc. Reserve tempo para devocional individual, culto doméstico, tempo com cada filho. Ensine a Bíblia em casa e principalmente, viva o que ensina. 

 Investir tempo não faz parte desta ou daquela cultura, é ensinamento bíblico. Vamos dizer como Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

 Há vários cursos que tratam deste tema em nossa divisão “Vida Cristã e Estudos sobre a Família” (20000).

 Vale a pena continuar ou iniciar seus estudos conosco.  Divulgue o BBN BI. 

Abraço,

Equipe BBN BI

 


Autor:   Lincoln de Oliveira    Data :  5/6/2009 9:18 AM
Número de visitantes :  6219


Login                                                                                           Biblia Online   Copyright   Privacidade