BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasContribuaFale Conosco
Inscrição|Cursos Disponíveis|Perguntas & Respostas|BI Ajuda|Sobre a BBN|Maneiras de promover a BBN|Testemunhos|
Login do Aluno
Acesso do aluno
Usuário:
Senha:


Esqueceu a sua senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?
Ainda não é um aluno?
As surpresas da vida

As surpresas da vida

Quem não gosta de uma boa surpresa? Só que às vezes uma surpresa pode nos pegar bem desprevenidos e causar certo desconforto. Imagine que sua mãe peça a você para ir rapidinho à padaria. Você vai de chinelo de dedo, camiseta velha, e ao voltar pra casa, descobre que a sua família fez uma festa surpresa de aniversário para você, com todos os seus amigos e conhecidos presentes. Todo mundo bem vestido na festa, você é o centro das atenções, e aquele chinelo de dedo que não sai da sua cabeça...

Bem, neste caso foi uma boa surpresa, mas será que é possível evitar as más surpresas da vida? Sim! Como? Sabendo que elas virão! Contando com elas!

Muito destas surpresas, se pensarmos bem, na verdade não são sempre surpresas em si. A surpresa não está tanto no acontecimento, como no momento em que ocorre. Deixe-me dar exemplo. Pais de jovens que acabaram de tirar a carteira de motorista, sabem que é só uma questão de tempo, para a lataria do carro aparecer amassada. Sabendo disso, um pai, ao receber a notícia de que o filho arranhou a pintura do carro em um poste, diria: "Ah, foi hoje então!". Já o pai que não contava com isso diria, cheio de frustração: "Não acredito!!! Como é que você não viu aquele poste?".

Jesus não queria que seus discípulos fossem surpreendidos com situações difíceis que viriam. Por isso, pouco antes de partir deste mundo, os alertou quanto à vinda de perseguições e aflições. Depois de fazê-lo, Jesus concluiu:

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições..."

Em outras palavras Jesus estava dizendo: “Contem com aflições. Saibam que elas virão. Não sejam pegos de surpresa!”

Normalmente essas palavras causariam um grande desânimo em qualquer ouvinte. Por isso Jesus continuou:

Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.”

Ou seja, a presença de aflições não é razão para desanimar, pois Jesus também passou por grandes aflições, e obteve a vitória. Essa mesma vitória final é prometida a nós.  E enquanto esperamos obter a nossa vitória final, já podemos desfrutar da paz divina.

Eu sou do tipo que não gosta de surpresa, prefiro saber direitinho o que vai acontecer, quer seja bom ou ruim. Sabendo de antemão, já posso me preparar emocionalmente para o que vier.  Se eu for passar alguns dias na praia, vejo a previsão de tempo. Se for de chuva, a chuva não vai me desanimar, mas sim me levar a fazer outros planos, para tirar o maior proveito da situação.

Jesus nos permite saber de antemão que as aflições virão. Não sabemos o momento, mas sabemos que virão. Sabendo disso, nos preparamos, e não seremos pegos de surpresa. Além do mais poderemos experimentar a paz de Deus mesmo em meio a aflições.

Quem pensa que a vida cristã é um mar de rosas, será surpreendido e ficará bem desanimado. Quem, por outro lado, contar com a presença de aflições, saberá que elas têm um propósito, e poderão até mesmo se alegrar em meio a elas.

Lembremo-nos das palavras de Pedro: Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 1 Pedro 4:12,13

Se você deseja se aprofundar mais neste assunto, gostaria de sugerir a você o curso: Sua vida e a providência de Deus. Neste curso somos encorajados a cultivar uma visão correta de quem Deus é e de como Ele age para o bem do Seu povo, mesmo em meio a circunstâncias ruins.

Que Deus abençoe os seus estudos!


Autor:   Equipe do Instituto Bíblico da BBN    Data :  7/7/2017 11:15 AM
Número de visitantes :  4223


Anterior: O CICLISTA CHORÃO
Login                                                                                           Biblia Online   Copyright   Privacidade