BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasDoaçõesFale Conosco
Livros|Ajuda & Ferramentas|
 

Privacidade

O Lar Cristão

Capítulo 3

ESPOSA - O CORAÇÃO DO LAR

 

Capítulo 3

ESPOSA - O CORAÇÃO DO LAR

Se for uma mulher que estiver lendo estas linhas provavelmente deva estar imaginando qual é o seu papel no casamento. Por favor pare aqui e abra sua Bíblia em Provérbios 31 (leia e medite nos versos 10-31). Esta passagem bíblica a ajudará a entender o seu papel no casamento. A seguir temos algumas coisas que vão lhe ajudar a ter uma visão desta passagem de uma forma prática, para que você entenda o belo relacionamento que Deus iniciou no “princípio”.

Creio que cada mulher entenderá seu valor para seu futuro marido. Provérbios 31:10 fala que seu valor para seu marido excede ao preço de rubis. Quando um homem lhe pede em casamento, você foi escolhida sobre todas a mulheres da terra. Isto traz responsabilidades e oportunidades, que os anjos dos céus chegam a desejar. Ela tem em suas mãos o destino e futuro terreno de seu marido e filhos de uma maneira tal que ela nem imagina. Você será- mais que alguém ou alguma coisa- o maior impacto no futuro de seu marido, filhos e lar. Muito de seu desenvolvimento e destino estão em suas mãos. Sempre se diz, “as crianças são frutos do lar”. Os pais deixam sua marca na casa, mas por causa do tempo e do ensino da mãe nos hábitos dos filhos, seu caráter e pensamento, a influência dela torna-se de um impacto muito maior. (Provérbios 31:28).

A palavra ‘esposa’ em inglês (Wife) significa tecelã (Weaver). Ela é aquela que tece o lar dentro do desenho e beleza que deve ser. Todos o novelos devem se complementar e depender uns nos outros para expressar a vontade da tecelã. Um lar tecido por uma esposa cristã expressará a graça e a beleza que revela a obra do Espírito Santo no dia a dia. Será bem claramente refletida na vida dos filhos e do marido. “Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.” (Provérbios 31:29)

O lar é seu domínio. Como o Senhor Jesus é o cabeça da Igreja e o Espírito santo é o guia sempre presente, guiando, influenciando, dirigindo, ensinando e reforçando as regras escritas na Palavra, assim a esposa é como o Espírito Santo no lar. Sua influência em tudo que ocorre no lar é como a obra do Espírito Santo na Igreja. Ela conduz, ensina, conforta, anima, dá e entende para construir a fé em seu marido e filhos.

A descrição de uma boa esposa foi dada por um escritor alguns anos atrás... “uma boa esposa é o último melhor presente dos céus, seu anjo e ministra de inumeráveis graças, uma gema de muitas virtudes. Sua voz é mais doce que a mais doce melodia, seu sorriso é mais brilhante que o dia. Seu beijo é guardião da inocência dele, seus braços são estacas para sua segurança, seu trabalho produz riquezas. Sua economia é sua boa administração, seus lábios são conselheiros seguros, seu ventre é travesseiro macio de seus carinhos, suas orações são defensoras seguras das bênçãos celestiais sobre a cabeça dele”.

Se a descrição acima é a esposa ideal, talvez muitas coisas deveriam ser perguntadas antes de se casar com um homem. Pelo fato da esposa ser o coração do lar, a mulher deveria se perguntar se pode ser tudo que se espera de uma boa esposa. Que tipo de mulher você tem que ser para ser uma verdadeira esposa? Este é o tipo de vida que você quer? Aqui estão algumas exigências que devem ser consideradas ao vermos o projeto de Deus para a esposa num casamento cristão.


Parceria

Costumo usar esta palavra num sentido mais amplo. Leia de novo a boa esposa de Provérbios. “O coração de seu marido deposita toda sua confiança nela”. Ele sabe que ela é sua parceira mais maravilhosa e amiga e ela é única. Ele sabe que ela é sincera em todos os seus interesses e intenções; ele deve mostrar o mesmo a ela. Ela está preocupada com seu futuro e com as necessidades dele. Ela pode ficar a seu lado e ampliar seus sonhos. Ninguém atenderá suas necessidades, expandirá sua visão, alvos, seu futuro e compromissos tão bem quanto sua bela esposa com quem ele se casou.

Mantendo sua Casa

É verdade que em certas atividades homens e mulheres são iguais, mas hoje vemos homens e mulheres competindo pelos empregos no mercado de trabalho. Deveríamos nos perguntar,‘qual a verdadeira motivação para este emprego?’ Pode ser o poder, ego pessoal, aceitação, reconhecimento, direitos, materialismo ou muitas outras coisas, nem todas corretas ou nem todas erradas. Elas se convenceram que se saírem para trabalhar, o aumento da renda propiciará uma vida mais tranqüila, um carro melhor, educação em escola particular e uma lista sem fim. No entanto, as pesquisas mostram que quando isto ocorre, o casal raramente consegue alcançar o padrão de vida sonhado pois o mesmo sempre sobe à medida que a renda cresce. Uma vez que o casal estabeleceu seu padrão de vida, baseados na renda dos dois, raramente conseguem viver de novo com uma única fonte. Neste estágio, ambos já perderam a noção dos claros ensinos bíblicos.

Do ponto de vista bíblico, seria este o propósito de Deus para a mulher, especialmente para aquelas com filhos em casa? A Bíblia diz para as mulheres mais velhas: “… ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada”(Tito 2:5).

Se o lar é prioridade em nossas vidas como Deus o quer, então a ordem da família deve ser mantida afinada com o que a Bíblia ensina. Deus quer que a mulher se realize na manutenção do lar e dos filhos em casa, amando-os e transformando o lar em paraíso para sua família. Se ela não consegue manter o lar, e não pode aprender ou não quer, deverá conseguir alguém que o faça por ela. Uma casa arrumada é absolutamente indispensável para um casamento feliz.

Isto pode soar pouco romântico para os casais mais jovens, o que não torna menos verdadeiro. Muitos casamentos felizes têm sido destruídos pelos estritos horários de ambos, especialmente quando a casa não fica limpa, as refeições não são preparadas, as crianças não são devidamente cuidadas, e as coisas da casa não estão nos seus devidos lugares. O marido chega do trabalho, onde as coisas são obrigatoriamente bem organizadas para se obter sucesso. Cada pessoa deve manter tudo em ordem e trabalhar eficientemente no trabalho. Se já é importante no mercado para se obter sucesso, quanto mais não o seria para um lar ser bem sucedido!

O marido pode ser um homem muito paciente, mas se constantemente chega num lar sujo e desorganizado em que tudo está fora do devido lugar, isto apaga o entusiasmo e a alegria de voltar para o lar. Quando as coisas estão desarrumadas e fora do lugar, jogadas no chão ou deixadas em lugares impróprios ao invés de nos lugares apropriados, a tensão é criada no lar e logo todo o romance se esvai pela janela.

Se, como esposa, você quiser manter a relação vibrante, faça de seu lar um paraíso de descanso para que ele escape das pressões do mercado de trabalho; coloque-se então no lugar dele. Como você gostaria de encontrar as coisas ao chegar em casa? Amor e respeito devem ser laços que amarram juntos um relacionamento. No entanto, uma casa bem arrumada prepara o ambiente ou destrói relacionamentos. Como todos os relacionamentos, ele precisa de um alicerce e como uma pedra importante neste alicerce, temos uma casa bem organizada.

Comunicação Mútua

A comunicação deve fluir de cada cônjuge, compartilhando todas as coisas e qualquer coisa. Entre marido e mulher, nenhum assunto ou incidente está fora dos limites. Ao mesmo tempo, qualquer coisa compartilhada em segredo deve assim permanecer. Se for violado, provocará sérios danos ao princípio básico da confiança no relacionamento. Enquanto ela entrega sua completa confiança a ele, nada escondendo dele e não mantendo segredo algum, ela deve ser muito cautelosa ao falar de seu lar para os de fora.

Os homens por sua vez, sempre estão testando os limites da esposa. Ele terá faltas que a aborrecerão e causarão muita dor. Ela falará somente com o marido e com o Salvador sobre elas. Ele poderá falhar em suas obrigações ou algo assim. Uma esposa sábia nunca falará destas coisas fora de casa e nem em casa na frente dos filhos. Ela falará somente com seu marido e com o Salvador. Pode lutar constantemente para corrigir estas faltas no marido, mas deve ser paciente, com amor, mantendo seu problema em seu coração. Provérbios 31 é um capítulo especial na Bíblia para a mulher piedosa. Aqui está um verso para se guardar no coração, “Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.” (verso 26)

Aqui, às vezes um erro fatal é cometido. As esposas de forma errada e irresponsavelmente conversam sobre os defeitos de seus respectivos maridos. Às vezes até mesmo falam com outros homens sobre o assunto, esquecidas do fato de que amor supera os defeitos. O homem para quem ela está falando de seu marido, pode estar imaginando se o pobre homem já sabe como sua mulher fala mal dele daquela maneira, assim ela somente traz desrespeito sobre sua própria cabeça. Guarde seu coração e suas palavras ao falar para os outros sobre sua família e lar.

Apresentação pessoal e Espiritual

Hoje, no nosso mundo dos anúncios, há beleza e apelo sexual. Muitas mulheres assimilaram do mundo que a beleza trará ao casamento felicidade e sucesso, somente para descobrirem que isto não é verdade. Depois de feitos os votos e vocês começarem a viver juntos, a pessoa verdadeira se revela. Novamente, Deus coloca na seguinte perspectiva, “Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” (Provérbios 31:30).

Alguém disse, “a beleza está nos olhos de quem vê”. A verdadeira beleza não pode ser alcançada pela perda de peso, mudança do cabelo, maquiagem, ou qualquer coisa que o mundo diz ser essencial para ser bonita. “Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.” (Salmos 90:17). A beleza verdadeira e duradoura não é externa mas interna. Você já encontrou um casal de velhinhos que continua muito apaixonado? É completamente possível uma esposa manter um charme crescente para seu marido. O passar dos anos pode tirar o rosado das bochechas, a música da voz mas as artes do amor e da graça podem ainda juntas realçar a beleza nos olhos do marido. Para que isto aconteça, no entanto, ela deve evitar tudo que for ofensivo e será uma esposa que constantemente cultiva sua própria vida com tudo que é amável, feminino, gracioso e piedoso.

Assim tudo volta para a questão de caráter- o seu verdadeiro eu. Uma boa esposa o será apenas sendo uma boa mulher. E uma boa mulher é aquela que é uma boa e piedosa cristã. A vida de casada pode exigir muito tanto do marido quanto da esposa. Muito de seu valor vem de uma disciplina rígida. As obrigações da mulher às vezes são tantas que quase nenhuma mulher consegue realizá-las a não ser que seja cristã. Tristezas e desapontamentos, lutas e desentendimentos, angústias e necessidades do dia a dia surgem, e a não ser que Cristo esteja no coração, tudo isto é difícil demais para se suportar. Vamos manter Cristo nos lares, e para cada esposa, deixe que Ele seja o verdadeiro e mais íntimo amigo.

 

 

 

PARA A SUA INFORMAÇÃO – A Lei Internacional de Direitos Reservados protege todos os materiais da página da internet da  Bible Broadcasting Network, Inc. (Rede de Radiodifusão Bíblica).  Isto inclui áudio, literatura e qualquer arquivo de vídeo. Para reproduzir ou publicar qualquer material, deve-se ter a permissão por escrito da BBN. Qualquer utilização dos materiais acima em reprodução para venda é estritamente proibido por lei. No entanto, uma vez que a BBN é um ministério e o material é para o seu crescimento espiritual pessoal, você pode gratuitamente fazer download de materiais se o propósito for para o seu uso pessoal.   
Copyright (c) 2006.

BBN ao Vivo

No Ar:
Razão Para Viver
Pr. Fernando Bochio
Histórias Verdadeiras

Login                                                                                          Biblia Online   Copyright   Privacidade