BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasDoaçõesFale Conosco
Livros|Ajuda & Ferramentas|
 

Privacidade

O Lar Cristão

Capítulo 5

CRIANÇAS NO LAR – Construindo Laços

 

Capítulo 5

CRIANÇAS NO LAR - Construindo Laços

“Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Salmos 127:3). Nada é mais animador que olhar um bebê recém-nascido, que Deus confiou a você.É uma tremenda responsabilidade que Deus colocou nas mãos do casal. Esta é uma pessoa que você ensinará e moldará através do exemplo. Nada é mais prazeroso que ouvi-los rindo, cantando, e às vezes chorando quando aprendem as lições da vida. Estudos já mostraram que 85% por cento das influências na vida da criança vêm de casa. Eles serão o que é seu lar. Serão apresentados a Deus e sua Palavra, ambos ensinados por você e sua vida. Muito de seu destino físico e espiritual depende de você.

Há também angústias no coração pois as crianças têm vontade própria. Elas podem fazer escolhas claramente erradas. Isto pode partir seu coração.Certamente o pai passou muitas noites sem sono, orando e se perguntando sobre seu filho. Ele olhava no final do caminho de volta para sua casa.Quando o filho voltou, o perdão estava de tal forma no coração do pai que nem mesmo deixou seu filho acabar de falar o quanto se arrependia. Eis o coração de um verdadeiro pai cristão.

Conta-se a história de um homem que demoliu um dos celeiros de sua fazenda que havia sido construída há mais de 20 anos. Ficou um espaço vazio e feio, mas chegou a primavera, quando o sol e a chuva caíram sobre o lugar, o dono ficou surpreso ao ver as inúmeras flores brotando. Estas sementes certamente sempre estiveram lá, mas a falta de chuva e sol impediu o crescimento e florescimento. Muitos lares têm em si exatamente as mesmas possibilidades de grande beleza que ainda não foram desenvolvidas.

Afeição e Unidade

Tínhamos uma regra em nosso lar que as crianças poderiam perguntar o que quisessem, a qualquer hora que quisessem. De fato, nós as encorajávamos a compartilhar de tudo, e tinham o direito de discordar do que dizíamos. No entanto, também tínhamos a seguinte regra: ‘Tudo é discutível mas nem tudo negociável’. Enquanto meus filhos ficavam mais velhos, grandes debates bíblicos surgiram. Sabíamos que isto os fazia pensar ! Foi confirmado a eles aquilo que criamos através do ensino da Bíblia. Sempre dizíamos a eles que sempre que quisessem conversar, estávamos prontos para isto. Sempre na hora de dormir eles tinham uma pergunta e queriam de fato uma resposta, ou não dormiriam. Sempre porém, usamos este tempo, porque se queriam conversar, estávamos interessados em ouvir.

Uma de nossas maiores falhas no lar é quando os pais não se comunicam com os filhos. Freqüentemente, os filhos vão buscar conselhos de um amigo mais próximo. Às vezes, fazem perguntas que não são bem respondidas em casa, ou têm medo de perguntar em casa. O amigo pode não ser o irmão ou irmã mas um vizinho com respostas não tão apropriadas. A razão para que isto aconteça pode ser óbvia. Com freqüência a vida familiar, pelo próprio caráter de proximidade e associação, pode trazer um pouco de desinteresse pela novidade. As crianças precisam entender que seus melhores amigos são seus irmãos e irmãs. Os amigos vêm e vão, mas a família é para sempre. Podemos estar certos que independentemente de nossas relações fora do lar, jamais serão verdadeiros e próximos em relacionamentos como entre irmãos e irmãs. “O sangue é mais grosso que a água” fala o velho provérbio. Muitos pais podem pensar que o amor na família é meio que instintivo, e não precisa ser cultivado. Nada mais errado. Os pais precisam demonstrá-lo abertamente. O mesmo processo de sacrifício,disciplina, altruísmo e consideração em amor pelos outros unem os corações no lar. O fato de corações estarem juntos não significa necessariamente que se amam, a não ser que haja claras demonstrações e exemplo claramente ensinado e vivido em casa. Ouvir as palavras do pai e mãe dizendo: “sinto muito” “perdoe-me” e “eu te amo” são lições que eles nunca esquecerão.

Um irmão deveria ser um guardião e defensor de sua irmã

A história de Charles e Mary Lamb é uma história familiar sempre contada. Num ataque repentino de loucura, a irmã matou a própria mãe. Daí por diante, ela sempre tinha ataques de loucura e violência. Havia alguns sintomas que antecipavam a crise, e quando eles chegavam, Charles e Mary iam, de mãos dadas, ao sanatório onde por algum tempo ela ficava internada. Um de seus amigos conta como os conheceu e como eles choravam amargamente de mãos dadas enquanto caminhavam por um bosque em direção ao sanatório. Este foi um fardo que Charles Lamb suportou, não por um ou dois anos, mas por 35 anos- todo o tempo com amor e paciência. Sim, um irmão é o protetor de sua irmã!

Esta é uma outra forma de protegê-la. Todo rapaz conhece outros rapazes que são impuros e ímpios. Ele não vai ficar parado vendo tal moço se aproximar de sua irmã pura. Ele, se for um irmão de verdade, a avisará sobre o caráter do outro homem. Uma irmã fará bem se seguir os conselhos de seu irmão sobre rapazes cuja companhia ela deve evitar. Da mesma forma, um irmão fará bem se conversar abertamente sobre as jovens que ele considera interessantes para futuro namoro. A moças conhecem outras moças e os rapazes outros rapazes. Uma irmã certamente saberá se uma moça é verdadeira e confiável da consideração de seu irmão ou se está fingindo um caráter que ela não possui. Uma irmã de verdade saberá e dirá ao seu irmão sobre estas coisas e o irmão fará o mesmo.

Um irmão e irmã serão um exemplo de pureza de virtude um para o outro.

O maior desafio de um (a) jovem hoje é manter-se puro. Eles ouvem, “todo mundo faz”. Que mentira! Vamos supor que digam que todo mundo está usando drogas! Acaso isto faz o uso de drogas certo? Não! É difícil para o jovem manter uma vida moral pura, no entanto, é uma escolha que precisa ser feita. Há pressão de todos os lados para rendição! Deus diz “nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” (Romanos 6:13).

As tentações testam os jovens, sempre bem mais sutilmente e poderosamente que as jovens. No entanto, um grande verso para ser memorizado é I Coríntios 10:13. “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”

Cada irmã tem uma oportunidade de ser muito útil aqui! Ela pode ser exemplo de atitude e ações, numa atitude de pureza tão profunda que seu exemplo acompanhará seu irmão no mundo como um escudo de defesa. Quando o mal tentá-lo, as lembranças de sua irmã se levantarão como um exemplo diante dele e trará um claro nojo e desprezo pela tentadora. Claramente vale a pena para toda moça buscar ter esta influência na vida de seu irmão. Ela pode tornar a virtude algo atraente de tal forma que o vício será repelido imediatamente por ele. Nenhum elogio poderia ser maior para ela, que um irmão dizendo que quer se casar com alguém com o caráter parecido com o de sua irmã. “Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas” (Provérbios 31:10).

Todo irmão deveria ser um exemplo de fineza, cavalheirismo e pureza para sua irmã. Seu caráter e linguagem, juntamente com seu testemunho cristão, deveriam ser claramente um guia para o padrão que ela busca em um homem.“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Lucas 6:45). Portanto, seu exemplo a guiará quando chegar a hora dela escolher seu marido. Por causa da vida e caráter de seu irmão, seus ideais serão tão altos que ninguém, a não ser o mais valoroso, deve ter esperanças de conquistá-la; assim ela estará em salvaguarda.

A palavra ‘salvaguarda’ é grandemente necessária hoje. Os padrões em muitos lugares tais como na Tv, revistas e internet são recheados de pornografia. Muitos outros meios são desastrosamente baixos em seus padrões morais.“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8). Muitas outras meninas fracassaram em entender sua grande responsabilidade e oportunidade. Uma nação nunca se eleva mais que suas mulheres, e os homens serão tão bons quanto às mulheres os compelirem a serem. Não queremos colocar um peso indevido nos ombros femininos, no entanto, como irmãs no lar, é fato que as mulheres têm em suas mãos o destino de seus irmãos e dos homens em geral mais do que elas pensam.

Irmãos e irmãs deveriam preservar seu amor mútuo e laços através dos anos. E fácil se distanciarem. Mudança de residência para outra parte do país, juntamente com o crescimento da família, interesses diferentes e responsabilidades tornam difícil manter os laços próximos, calorosos e firmes. No entanto, isto pode ser feito. Temos meios de comunicação instantâneos como em nenhuma outra época da história, e-mails, telefone e mensagem instantânea. Se há uma dúvida, poderiam se consultar e buscar conselhos. Ambos devem sentir vontade em fazê-lo. Deveria ser feito, e em muitos lares cristãos isto é feito. Irmãos e irmãs, com herança comum, deveriam ter suas bênçãos e memórias de casa como laços comuns. A família foi ordenada como uma unidade não somente neste mundo mas por toda a eternidade. Vamos então viver num senso de responsabilidade e amor com paciência e ajuda mútua, para que possamos estar melhores preparados para a vida lá fora. Se seus laços familiares se tornarem frouxos, se a frieza,indiferença, mal-entendidos e críticas penetraram em suas relações e provocaram um esfriamento, eu admoesto fortemente para que você faça seu melhor para restabelecer o relacionamento. Uma ligação telefônica, uma carta ou e-mail poderá ser o primeiro passo em direção a restauração de velhos laços. Pense nisto!


 

 

PARA A SUA INFORMAÇÃO – A Lei Internacional de Direitos Reservados protege todos os materiais da página da internet da  Bible Broadcasting Network, Inc. (Rede de Radiodifusão Bíblica).  Isto inclui áudio, literatura e qualquer arquivo de vídeo. Para reproduzir ou publicar qualquer material, deve-se ter a permissão por escrito da BBN. Qualquer utilização dos materiais acima em reprodução para venda é estritamente proibido por lei. No entanto, uma vez que a BBN é um ministério e o material é para o seu crescimento espiritual pessoal, você pode gratuitamente fazer download de materiais se o propósito for para o seu uso pessoal.   
Copyright (c) 2006.

BBN ao Vivo

No Ar:
Verdade Bíblica
Pr. Leandro Tarrataca
Histórias Verdadeiras

Login                                                                                          Biblia Online   Copyright   Privacidade