BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasContribuaFale Conosco
Inscrição|Cursos Disponíveis|Perguntas & Respostas|BI Ajuda|Sobre a BBN|Maneiras de promover a BBN|Testemunhos|
Login do Aluno
Acesso do aluno
Usuário:
Senha:


Esqueceu a sua senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?
Ainda não é um aluno?
Falar é Prata, Escutar é Ouro
Falar é Prata, Escutar é Ouro

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).

O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisam escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra.  Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar?  E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça de Deus em nossas vidas e relacionamentos, e sermos canais de bênção para as pessoas. Quantas vezes a nossa atitude é não deixar a outra pessoa terminar de falar ou falarmos algo sem refletir?  E então, o alerta de Deus se torna uma triste realidade em nossa vida: “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua” (Provérbios 18:13).  “Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele” (Provérbios 29:20).

Para entender toda a lição dessa passagem é importante estarmos atentos à palavra “Portanto”, que inicia o texto em Tiago 1:19.  Sempre que encontramos uma palavra de ligação na Bíblia, devemos prestar atenção no contexto. A palavra “portanto”, nesse caso, faz ligação com o que foi dito anteriormente e transmite a ideia de resultado.  Antes da exortação, lemos: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas” (Tiago 1:17-18)

O salvo em Cristo deve desenvolver a atitude de ser “pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”, como resultado de quem Deus é e do que Ele fez em sua vida!  Deus é bom e todo-poderoso, Ele está no controle e é Dele que vem a salvação! Nossas vidas são resultado dos pensamentos e crenças que nutrimos sobre Deus. Quando conhecemos a Deus e Ele é de fato nosso foco e guia, podemos desenvolver e cultivar atitudes que agradam, glorificam e refletem Seu caráter justo e amoroso.  Que o Senhor nos ajude a viver de acordo com a Sua vontade e sermos cada vez mais “prontos para ouvir, tardios para falar, tardios para nos irar”.

Nosso Instituto Bíblico disponibiliza vários cursos que podem ajudar você a conhecer mais a Deus e Sua Palavra e aprender a viver da maneira que o Senhor deseja. Um desses cursos é: Exposição da Epístola de Tiago.  

Que Deus abençoe você!

Equipe do Instituto Bíblico da BBN


Autor:   Equipe do Instituto Bíblico da BBN    Data :  4/1/2014 2:35 PM
Número de visitantes :  45161


Login                                                                                           Biblia Online   Copyright   Privacidade