BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasContribuaFale Conosco
Inscrição|Cursos Disponíveis|Perguntas & Respostas|BI Ajuda|Sobre a BBN|Maneiras de promover a BBN|Testemunhos|
Login do Aluno
Acesso do aluno
Usuário:
Senha:


Esqueceu a sua senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?
Ainda não é um aluno?
O CORRUPTO
O CORRUPTO
 
Hoje quero falar do corrupto… mas não chegue a conclusões precipitadas.  Se você pensou que vou falar de algum político ou de algum partido, errou.

Você já notou, ao ir à praia, aqueles buraquinhos na areia, quando a água das ondas recende?  Quando criança eu olhava para aqueles buraquinhos, via que saiam umas bolhas de ar e pensava comigo mesmo: deve ter algum bicho aí.  Eu começava a cavar na areia, crente de que iria encontrar o animal, mas nunca, nunca mesmo, consegui achar nada. 
Acabei chegando à conclusão de que não havia bicho algum nos buracos.  Até que um dia, depois de muitos anos, vi uns pescadores com um tubo de PVC na praia, um tipo de bomba de sucção.  Eles colocaram a bomba num dos buraquinhos e sugaram algumas vezes até que tiraram o bichinho do buraco.  Nunca havia visto um bicho assim antes!  Parecia ter rabo de lagosta e cabeça de siri.  Quando fiquei sabendo do nome do bicho, muito estimado por pescadores para usar como isca, fiquei mais perplexo ainda: o nome dele era “corrupto”.

Parece ser evidente por que este animal é chamado de corrupto.  Todos sabem que ele existe, mas ninguém o vê.  Bem, hoje em dia tenho a impressão de que não se fazem mais corruptos como antigamente, pois cada vez mais é possível vê-los fora dos seus buracos.  Todo mundo conhece ao menos um corrupto.

Antes de trazermos à memória alguém que consideramos corrupto, seria bom lembrar o que Deus tem a dizer de cada um de nós: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17:9).

Diante dos homens podemos parecer santos, dedicados a Deus, exemplos a serem seguidos, mas Deus vê o coração.  Ele sabe o que se passa no nosso íntimo.  Ele conhece o bicho horroroso que se esconde por detrás do buraquinho na areia; Ele sabe o mal que é produzido.  Jesus disse em Mateus 15:19, 20: “Porque do coração é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos, calúnias, blasfêmias. São estas coisas corrompem o indivíduo…”

A palavra “corrupto” vem do Latin corruptus (podre, estragado).  Segundo um dicionário da língua portuguesa, corrupto é alguém que age depravadamente, desonestamente, em benefício próprio ou de outrem.  Sempre que ouvimos a palavra, a associamos a políticos que desviam recursos públicos, mas devemos lembrar que ao olhar para o nosso coração Deus diz: Corrupto!

Davi, sabendo da corrupção de seu próprio coração, nos dá um bom exemplo a seguir.  Ele orava ao Senhor, dizendo: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23, 24).

Em vez de apontarmos para a corrupção dos outros, precisamos olhar para a nossa própria corrupção e deixar Deus trabalhar em nossa vida, deixar o Espírito Santo controlar nossos impulsos vis.  Se quisermos mudança na sociedade, ela precisa começar em cada um de nós.  Você se lembra do cântico “A começar em mim, quebra corações”?  Que esta seja a nossa sincera oração!
 
Encorajamos você a se aprofundar no estudo da Palavra sobre este assunto escutando os cursos: A Doutrina do Pecado e Vivendo em Santidade.

Que Deus nos abençoe!

Autor:   Equipe do Instituto Bíblico da BBN    Data :  10/28/2015 1:03 PM
Número de visitantes :  4592


Login                                                                                           Biblia Online   Copyright   Privacidade