BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasContribuaFale Conosco
Inscrição|Cursos Disponíveis|Perguntas & Respostas|BI Ajuda|Sobre a BBN|Maneiras de promover a BBN|Testemunhos|
Login do Aluno
Acesso do aluno
Usuário:
Senha:


Esqueceu a sua senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?
Ainda não é um aluno?
Quero entrar em forma!


Quantas vezes você fez esta resolução? Eu não sei se é o seu caso, mas as estatísticas mostram que esta é a resolução mais comum na virada de ano.

Quando me mudei com minha família para trabalhar na BBN, tivemos que ficar por uns dias em um hotel. A uns duzentos metros do hotel havia um grande shopping center. Como não tínhamos carro, fomos caminhando. Só no meio do caminho percebemos a aventura em que tínhamos embarcado.

Não havia calçada nem faixa de pedestres e havia 8 pistas da Rodovia para atravessar. Foi um sufoco!

Como as coisas mudam com o tempo, não é mesmo? Quando criança eu tinha de caminhar por quilômetros para ir à escola! Hoje, nos irritamos se temos de estacionar o carro a uma quadra do lugar que queremos visitar. Enquanto a tecnologia tem facilitado muita coisa em nossa vida, ela tem limitado os nossos movimentos e como consequência enfraquecido em muito nossa condição física.

A Bíblia nos ensina sobre a importância de estar em forma fisicamente. I Timóteo 4:8 diz: "Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser."

Como Paulo está fazendo uma comparação, o valor de uma coisa é determinado em relação à outra coisa e não em si mesmo. Em outras palavras, o exercício físico, em relação ao exercício espiritual, é de pouco proveito, mas sem compará-lo ao exercício espiritual, podemos dizer que é realmente proveitoso.  

Por quê? Primeiro, porque somos uma unidade que consiste de alma, corpo e espírito. Não podemos desprezar uma parte sem prejudicar outra. Você já deve ter percebido como é difícil orar e estudar a Bíblia, após uma noite sem dormir.

Bem, eu não tenho o controle de todas as coisas que afetam o meu corpo. Idade, doença e acidentes podem causar sérias limitações físicas. Mas há algo que está em meu controle. Dentro dos meus limites posso melhorar minha forma. Se eu posso dar ao menos um passo, é melhor do que não dar nenhum. Já não tenho mais os sonhos da juventude de ser um atleta olímpico. Hoje eu só quero que o meu corpo não seja um empecilho para o desenvolvimento espiritual. Por isto eu digo que quero entrar em forma, mas o meu objetivo é um só: favorecer a minha forma espiritual.

Quanto mais velho fico, menos exercício físico posso fazer, mas como é bom saber, que, no que se refere ao exercício espiritual, o oposto é verdadeiro! Hebreus 5:14 diz: "Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." A palavra grega para "exercício" é "gymnazo", da qual temos a nossa palavra "ginásio". Então, quais são as coisas que exercitamos, ou praticamos repetidamente, a fim de aprimorá-las? Nossas faculdades, ou seja, nossos sentidos, nossa compreensão, ou a nossa capacidade de julgamento, com base na Palavra de Deus.

Ao que me parece a nossa sociedade tem-nos privado também deste tipo de exercício espiritual. Como é fácil as pessoas serem levadas por qualquer vento de doutrina! Neste contexto, não é uma bênção termos a BBN, proclamando a mesma mensagem por 40 anos, levando-nos para as profundezas da Palavra de Deus, alimentando-nos com o alimento sólido? Às vezes eu me pergunto: como seria a minha forma espiritual hoje se eu não tivesse a BBN?

Espero que a estas alturas você ainda esteja firme em suas resoluções de ano novo, sejam elas quais forem, e que seja mesmo seu profundo desejo crescer em sabedoria, e em graça para com Deus e os homens!
 
 
 


Autor:   Paulo Rathlef    Data :  1/13/2011 2:56 PM
Número de visitantes :  5342


Anterior: Feliz Ano Novo!!!
Login                                                                                           Biblia Online   Copyright   Privacidade