BBN Radio
Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasContribuaFale Conosco
Inscrição|Cursos Disponíveis|Perguntas & Respostas|BI Ajuda|Sobre a BBN|Maneiras de promover a BBN|Testemunhos|
Login do Aluno
Acesso do aluno
Usuário:
Senha:


Esqueceu a sua senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?
Ainda não é um aluno?
Oba, mais um feriadão!!!

Será que estamos dando o devido valor ao que ocorreu na chamada “Semana Santa”?

   Você já deve ter percebido que o Natal talvez seja esperado com mais expectativa e celebrado com mais entusiasmo que a Sexta-feira da Paixão e o Domingo da Ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo. É interessante notar que apenas dois dos quatro Evangelhos destacam o nascimento de Jesus em Belém: Mateus e Lucas. João fala do aspecto da encarnação em seu significado teológico que ultrapassa o momento do nascimento, expandindo-se por toda a vida terrena de Jesus. Marcos nem sequer menciona o nascimento de Jesus. Se contarmos também com o relato de João, teremos no total 5 capítulos nos Evangelhos falando do Natal, e 13 falando da Páscoa.

   Não estou sugerindo que devemos celebrar a Páscoa em detrimento do Natal. Mas sim, que devemos aproveitar estes dias solenes que Deus nos concede, para ativamente trazer de volta à memória a morte e a ressurreição de Jesus com todo o seu significado para nós.

   No Antigo Testamento vemos que Deus deu um grande valor aos “dias sagrados”,  incluindo-os na Lei de Moisés com o fim de afastar as pessoas por uns momentos da rotina diária para que elas focalizassem a atenção à Sua obra no passado e no presente. Vemos também que quando o povo se afastava de Deus, uma tendência natural era a de não mais se comemorar a Páscoa (Judaica).

   Nós vivemos debaixo de uma Nova Aliança, na qual, como diz Paulo, ninguém deve nos julgar por causa dos dias de festa. Mas o princípio por trás da Lei permanece: precisamos separar tempo das nossas vidas para celebrar o que Deus fez por nós. Devemos parar nossas atividades para olhar para o Cordeiro de Deus sendo imolado por nós, para olhar para o nosso Senhor saindo vitorioso da sepultura...

   Achei muito interessante como diferentes culturas vêem os dias da Paixão de Cristo. Embora muitos na Alemanha, por exemplo, não saibam o que se celebra na Páscoa, não se pode fazer barulho na Sexta-feira Santa. Se você neste dia resolver usar uma serra elétrica, por exemplo, o seu vizinho provavelmente chamará a polícia. Nos Estados Unidos, por outro lado, a Sexta-feira Santa é chamada de “Good Friday” e é normal até para crentes cortarem sua grama neste dia. No Brasil, entre outras coisas, é costume abster-se de comer carne vermelha... E em sua vida, qual é a importância do dia em que Jesus morreu e do dia em que ele ressuscitou? Quero encorajar você a fazer deste fim-de-semana não “mais um feriadão”, mas sim um tempo muito especial de comunhão com o nosso salvador!

   Quero dar uma sugestão: que tal abrir mão do seu tempo diante da TV nestes dias para iniciar um novo curso no BBN BI em que a morte e a ressurreição de Jesus estão em destaque? Tenho 3 cursos em mente para você: 00200 – Salvação, 10600 – Pecado e 30300 – Hebreus.

   Desejo a você uma abençoada “Semana Santa”!

 


Autor:   Paulo Rathlef    Data :  4/8/2009 2:21 PM
Número de visitantes :  4884


Login                                                                                           Biblia Online   Copyright   Privacidade