Privacidade

Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasDoaçõesFale Conosco
Livros|Ajuda & Ferramentas|
O que a Bíblia ensina

Capítulo 4

O ESPÍRITO SANTO

 

Capítulo 4




A religião cristã é a única que possui o Espírito Santo. Enquanto você pensa na doutrina do Espírito Santo, lembre-se que Jesus Cristo é o tema central da Bíblia. Nós não sabemos o nome do Espírito Santo. Sabemos apenas quem Ele é, e o que Ele faz. O silêncio das Escrituras com relação ao seu nome pessoal é significativo. Ele detém seu próprio nome para que o nome e a obra do Senhor Jesus Cristo possam ser exaltados. João 15:26



A. Sua Pessoa: 



Não chame o Espírito Santo de “isto”. Ele é uma pessoa real que habita em cada cristão. Pensamos que as únicas pessoas reais são as visíveis. Na realidade somos uma pessoa e uma personalidade que não faz parte do corpo. Esse corpo humano é apenas o veículo que Deus nos deu para habitarmos enquanto estivermos aqui no planeta terra. Você não é um “isto.” Quando você morrer, sobrará um corpo que será colocado em um túmulo, mas você terá partido. A verdadeira pessoa nunca foi visível e o mesmo acontece com o Espírito Santo. 



As reações do Espírito Santo à humanidade revelam que Ele é uma pessoa. 

(1) Ele pode ser entristecido. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30.

(2) Ele pode ser tentado. “Então Pedro lhe disse: Porque é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor?” Atos 5:9.

(3) Ele pode ser resistido. “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7:51. 

(4) Ele pode ser blasfemado. “Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.” Marcos 3:29-30. 

(5) Pode-se mentir para Ele.“Ananias, por que encheu satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo?” Atos 5:3. 



O Espírito Santo é também chamado “Deus” em vários lugares na Bíblia. Ele possui atributos divinos como revelados nas passagens das Escrituras a seguir: 



(1) Onipotência - Lucas 1:35. No nascimento de Cristo, Ele era o protetor de Maria e Jesus. Ele é nosso protetor também.

(2) Onisciência - I Coríntios 2:10. Em nossa vida, Ele sabe tudo sobre todas as coisas.

(3) Onipresença - Salmo 139:7-17. Em nossa vida, “Ele nunca o deixará nem o abandonará.” Ele sempre estará presente.

(4) O Espírito Eterno- Hebreus 9:14. Em nossa vida desde o novo nascimento até os céus, Ele está nos ajudando a “servir ao Deus vivo.”



O Espírito Santo é também identificado na Bíblia por símbolos e exemplos, que são figuras de sua divina obra. 



(1) Pomba - João 1:32. A pomba é um símbolo de amor e tristeza enquanto Ele ministra a Jesus.

(2) Água - Isaías 44:3, João 7:38-39. Uma vez salvo, somente o Espírito Santo pode saciar sua sede espiritual.

(3) Óleo - I Samuel 16:13. A orelha de um sacerdote era ungida primeiramente para que ele fosse capaz de ouvir a voz de Deus. Em segundo lugar, o dedo polegar do sacerdote era ungido para que agisse em nome de Deus. Essa é a obra do Espírito Santo em nossas vidas.

(4) Vento - João 3:6-8. Anônima e silenciosamente o Espírito Santo se move tanto com relação à salvação quanto em nossas vidas diárias.

(5) Fogo- Atos 2:3-4. Fogo é um símbolo da purificação, prova ou juízo. Essa é a obra do Espírito Santo em nossas vidas. (6) Vestimentas - Juízes 6:34. O Espírito do Senhor revestiu-se de Gideão. Vestimentas simbolizam proteção. Ele é também nosso protetor.




B. Seu Propósito :



Ele está ativo em muitas situações por toda a Escritura. Aqui está a lista de algumas coisas em que o Espírito Santo está envolvido:



(1) Ele fala. “E servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Atos: 13:2.

(2) Ele intercede.“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26. 

(3) Ele testifica . “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” João 15:26.

(4) Ele supervisiona. “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre o que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou como seu próprio sangue.” Atos 20:28

(5) Ele guia.“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará a toda verdade.” João 16:13.

(6) Ele ensina. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” João 14:26

(7) Ele criou.“No princípio...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Gênesis 1:1-2. 

(8) Ele regenerou em salvação. “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo... assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” João 3:5-8.

(9) Ele ressuscitou Jesus dos mortos. “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11. 

(10) Ele completa a salvação.“Mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e no Espírito do nosso Deus.” I Coríntios 6:11.

(11) Ele nos sela em salvação.“Tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Efésios 1:13

(12) Ele conduz os cristãos. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.” Romanos 8:14, Gálatas 5:18. 



Em nossa caminhada na vida cristã, devemos estar conscientes do fato que é o Espírito Santo quem ministra a cada um de nós todos os dias. A Bíblia diz que somos cheios do Espírito ou controlados pelo Espírito Santo. Ele não pode operar em nós se estivermos em meio ao pecado. Você pode pecar por atos ou pensamentos, mas se sufocar a ação do Espírito, você deve praticar I João 1:9 imediatamente para que não perca sua comunhão com Deus. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” Assim podemos manter nossa comunhão com Ele. O maior perigo que um cristão pode enfrentar no mundo é permitir que o pecado entre em sua vida. Não é a falência econômica, doenças, solidão, ofensas verbais, perseguição ou inúmeras outras coisas que podem ser nosso pior inimigo. O pecado destrói nossa comunhão com Deus, extinguindo o Espírito Santo, permitindo ao diabo que nos desvie do caminho para uma direção de destruição. Gálatas 5:19-21 nos dá uma lista de coisas para as quais deveríamos ser sensíveis. Devemos claramente entender que satanás é o inimigo de nossas almas. Essa é a guerra diária que enfrentamos. Efésios 6:11-18. A vitória virá “Se porém andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo o pecado.” I João 1:7. Prestando contas a Deus a todo momento podemos ter comunhão com o Pai. A confissão instantânea de nossos pecados é nossa única defesa contra o inimigo de nossas almas. Leia várias vezes e memorize o primeiro capítulo de João. Este é o segredo de uma caminhada cristã vitoriosa. 



C. Sua Prática:



Todo cristão pode produzir dois tipos de frutos em sua vida, mas somente um fruto será evidente em qualquer momento. Lembre-se, como cristão você pode produzir qualquer desses frutos de acordo com sua vontade. Pode ser o fruto da carne ou o fruto do Espírito. O fruto dependerá de quem estiver no controle de sua vida. “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne...” Gálatas 5:16-17. Diariamente você está produzindo fruto enquanto vive no mundo, mas que fruto é esse? A pressão do mundo atrai você para que cumpra os desejos da carne. A tentação é apresentada como propaganda, mídia, revistas, e milhares de outros lugares. Satanás é o deus desse mundo. I João 5:19. Novamente essas obras da carne são listadas em Gálatas 5: 19-21. O não cristão não tem escolha à não ser produzir o fruto da carne. De uma perspectiva humana, ele pode operar boas obras e até algumas obras sociais e religiosas que o mundo aplaude, no entanto, aos olhos de Deus elas não têm mérito algum. 



A obra do Espírito Santo é produzir o fruto do Espírito em sua vida. Somente um cristão pode produzir esse fruto. Perceba que isso é único nas Escrituras. Você não pode escolher o fruto. O fruto é dEle, assim Ele produz tudo ou nenhum fruto em sua vida, dependendo de seu relacionamento espiritual com Deus. Quando o pecado entra, o fruto se transforma de fruto do Espírito para fruto da carne. O desejo de cada cristão deve ser produzir o fruto correto em sua vida. O Espírito Santo trabalha em nossa vida e produz seus frutos à medida que nos rendemos ao seu controle. Se Ele não for Senhor de tudo, Ele não será Senhor afinal. Gálatas 5:22-24. 



Nós não vivemos para alcançar vitória ao produzir o fruto do Espírito. Vivemos de um ponto que já possuímos tudo em Cristo. Haverá uma batalha a cada dia de sua vida para produzir esse fruto, mas aqui está a nossa vitória. “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e concupiscências.” Gálatas 5:24. Compreendemos que nossa vitória não está em nós mesmos mas em Cristo. A crucificação da carne não é pelo que fazemos mas por causa daquele que vive em nós e em quem vivemos. “...logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2:20. Enquanto me rendo ao controle do Espírito Santo, posso ter vitória diária. Você pode entristecer o Espírito Santo, mas Ele jamais te deixará por que “fostes selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30. Sua habitação em seu interior é permanente até que cheguemos ao lar celestial. 



D. Suas provisões: 



Como cristão você já se perguntou “O que devo fazer?” Se eu desse um presente a você como um automóvel novo, o que eu esperaria que você fizesse com ele? Será que eu esperaria que você o colocasse em uma exposição para que as pessoas viessem e admirassem, falassem sobre ele, tirassem fotos, ou eu esperaria que você entrasse nele e saísse dirigindo? Obviamente, o propósito de um carro é dirigi-lo. Pode-se dirigir para ir ao trabalho, dar uma carona aos amigos ou até mesmo dar um alegre passeio na fazenda. Deus lhe deu o presente da vida eterna, habitando através do Espírito Santo em cada cristão e distribuindo dons espirituais, para que sejam usados para Ele. “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos que sejais ignorantes...Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.” I Coríntios 12: 1,4-7. 

Nos próximos versos desse capítulo e outros das Escrituras, veremos uma lista de dons que o Espírito Santo dá aos cristãos. Sabemos que cada cristão tem ao menos um dom que deve ser usado para o Senhor. Romanos 12:4-8. Mas, como você acha que o Senhor espera que usemos os dons que Ele nos deu? Andando pelo mundo e nas Escrituras você não deve olhar para o dom dos outros e sentir inveja. Compreenda que os dons do Espírito Santo são exclusivos para você como um de seus filhos especiais. “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.” I Coríntios 12:18. Talvez você não saiba qual seja seu dom. Nós também não, mas pergunte a Ele. Descubra seu dom e comece a usá-lo.



Há alguns dons que já não são mais para os cristãos de hoje. Lembremo-nos que o livro de Atos retrata um período de transição no princípio da igreja. Atos é um livro de transição, portanto, não podemos construir doutrinas nesse livro a não ser que o restante do novo testamento possa confirmá-las. Pelo fato dos primeiros cristãos não terem o novo testamento, Deus demonstrou seu poder e aprovação por meio de milagres, revelações e o falar em línguas (idiomas) no pentecostes. Isso ocorreu para que as boas novas pudessem se espalhar rapidamente em uma nova dispensação do salvador que viera para redimir a humanidade. O pentecostes foi um milagre que não se repetirá mais. Houve apenas um pentecostes como houve apenas um calvário, uma ressurreição corporal e uma ascensão. No dia de pentecostes, pessoas de todo o mundo ouviram o evangelho em seu próprio idioma para que pudessem retornar e contar a seu povo que o Salvador havia ressuscitado dentre os mortos. Atos 2:4,22-24. Hoje o dom de línguas não está mais em ação. Já temos a Bíblia na maioria das línguas de hoje. Precisamos apenas cumprir a grande comissão usando nosso próprio idioma . “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura.” Marcos 16:15. 



O dom de revelação também já não mais está ativo porque temos a revelação completa de Deus na sua forma escrita do novo testamento. O dom de profecia também cessou por alguma razão. Eles eram para aquele momento especial quando o novo testamento não estava disponível em sua forma escrita como hoje. Deus se comunicou com seu povo através do Velho Testamento e de formas mais diretas até o novo testamento estar completo. Como Paulo em Coríntios diz com relação ao Novo Testamento; “Mas quando vier o que é perfeito, então o que é parte será aniquilado” I Coríntios 13:10. Isso está confirmado em Tiago 1:25. “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade...” que é o Novo Testamento. A palavra de Deus, agora de forma escrita, elimina a necessidade dos dons acima. O fato de surgir qualquer outra revelação ou profecias além da Bíblia e adições à palavra de Deus trará julgamento conforme descrito em Apocalipse 22:18-19. “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro”.



E. O Selo do Espírito Santo. 



O Espírito Santo é o próprio selo. 



(1) Esse é o selo de posse. II Timóteo 2:19.

(2) Esse é o selo de identificação. Efésios 1:13-14.

(3) Esse é o selo de segurança. Efésios 1:13-14

(4) Esse é o selo que ratifica uma negociação. Ele confirma uma transação legal. Jeremias 32:10.

(5) É o selo da justiça. Romanos 4:11.

(6) Esse é o selo de impressão. O anel real sempre deixava uma marca em cera. Quando somos selados pelo Espírito Santo, sua marca é colocada em nós. II Coríntios 1:22. Este é o selo do “penhor”. O penhor é a garantia que certo valor será pago completamente em uma determinada data. A habitação do Espírito Santo é o “penhor” de Deus de que o pagamento será feito. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30. Sua habitação em você é permanente até a chegada ao lar celestial.



F. O Batismo do Espírito Santo.



A palavra batismo significa “mergulhar, colocar em certo lugar ou identificar-se com.” O batismo do Espírito Santo é a operação pela qual Ele nos coloca no corpo de Cristo quando somos salvos. O corpo de Cristo é sinônimo de “igreja” que é a inclusão de todos os que nasceram de novo em Cristo. “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus quer gregos, quer escravos quer livres.E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” I Coríntios 12:13. Esta foi a promessa de pentecostes no princípio da igreja. 



O batismo do Espírito Santo não é uma transferência de poder ou uma experiência mística, mas um ato dele mesmo, Ele próprio, como agente para colocar você inserido no corpo de Cristo. Atos 1:5. “…vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” Aqui se refere ao pentecostes, início da igreja, que em breve surgiria. Antes do pentecostes, o Espírito Santo vinha à algumas pessoas, Ele estava “com você” mas depois de pentecostes, Ele está sempre“em você”. Ele veio morar permanentemente em todos os salvos. Onde quer que achemos as palavras “batismo do espírito,” elas sempre serão aplicadas coletivamente, isto é, a um grupo e nunca a um indivíduo. Quando você achar na Escritura “batismo do espírito e de fogo” essa é a imagem contrastante da salvação e julgamento. Você terá um ou outro, dependendo de sua relação com Jesus Cristo. Mateus 3:11-12, Lucas 3:16-17. 



Alguns alegam que podem ter uma experiência de “batismo no Espírito” e falar em línguas. Outros alegam que podem curar, fazer milagres, e expulsar demônios mas são falsos profetas e falsos mestres. Leia II Pedro 2. Eles estão interpretando a Bíblia por sua própria experiência ao invés de interpretar sua experiência pela Bíblia. O diabo pode simular experiências miraculosas que não são de Deus. Há um espírito de Verdade e há o espírito do erro. I João 4:1-6.



A chave para os cristãos usarem os dons do Espírito Santo hoje deve ser uma motivação por uma vida mais excelente. I Coríntios 13:2. “E ainda que eu tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.” O amor é a força motriz que deve nos motivar a exercer nossos dons como cristãos. Devemos entregar tudo ao Senhor Jesus Cristo e estarmos à disposição em qualquer momento, para qualquer lugar que o Mestre nos chamar para testemunhar dele. Muito mais poderia ser compartilhado sobre a pessoa e obra do Espírito Santo; enquanto amadurecemos em Cristo, podemos entender mais de sua presença e obra em nossas vidas.

 

 

PARA A SUA INFORMAÇÃO – A Lei Internacional de Direitos Reservados protege todos os materiais da página da internet da  Bible Broadcasting Network, Inc. (Rede de Radiodifusão Bíblica).  Isto inclui áudio, literatura e qualquer arquivo de vídeo. Para reproduzir ou publicar qualquer material, deve-se ter a permissão por escrito da BBN. Qualquer utilização dos materiais acima em reprodução para venda é estritamente proibido por lei. No entanto, uma vez que a BBN é um ministério e o material é para o seu crescimento espiritual pessoal, você pode gratuitamente fazer download de materiais se o propósito for para o seu uso pessoal.   
Copyright (c) 2006.

BBN ao Vivo

No Ar:
Leitura Bíblica Diária
Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil
Histórias Verdadeiras

Copyright © 2006 Bible Broadcasting Network Login