Privacidade

Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasDoaçõesFale Conosco
Livros|Ajuda & Ferramentas|
O que a Bíblia ensina

Capítulo 8

UMA EXPLICAÇÃO E ILUSTRAÇÃO BÍBLICA DA SALVAÇÃO

 

Capítulo 8






Cristo define três aspectos que marcam a salvação. 



A. É revelada na Bíblia através de um “novo nascimento”. João 3:3-8. 



É revelada ao se crer na Palavra de Deus. João 3:5. A “água” aqui é um símbolo bem conhecido da palavra de Deus. Efésios 5:26, João 15:3, Salmo 119:9. Não há referência ao batismo. Outras Escrituras tornam suficientemente claro que o novo nascimento vem através da Palavra de Deus. I Pedro 1:23-25, Tiago 1:18. Assim como a água serve para limpar nossos olhos de impurezas que obscurecem nossa visão, a palavra de Deus, quando lida e crida, pode lavar a mente do pecador de idéias erradas sobre Deus e sua salvação. A entrada da palavra de Deus traz luz à condição perdida do homem, Romanos 3:10-19. O amor de Deus é visto pela provisão da salvação, João 3:16, e na maneira de um pecador se salvar, Romanos 10:1-17. 



B. É revelada pela habitação do Espírito Santo de Deus. João 3:5. 



O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, foi enviado por Jesus na sua subida aos céus, para usar a palavra de Deus e convencer os homens de seus pecados, levá-los a confiar em Cristo, habitar em cada pessoa que cresse, comunicar ao cristão a natureza divina ou a capacidade para coisas espirituais e guiar cada novo nascido dentro de toda a verdade. João 16:7-15, Efésios 1:13, 4:30, II Pedro 1:3-4, Gálatas 5:22-26.



Enquanto a palavra de Deus é lida ou ouvida, O Espírito Santo aplica a verdade ao coração de forma convincente, mostrando ao pecador sua condição de perdido, culpado, incapacitado e sem esperança. Ele revela pela Palavra o caminho de salvação pela fé em Cristo e sua obra concluída. No momento que o pecador confia em Cristo, Ele o sela como propriedade exclusiva. Não se trata de sentimento, mas fato. Nós não “sentimos” o novo nascimento. 



C. É revelada pelo testemunho daqueles que olharam e viveram.



Através do Novo Testamento e da história, milhões já olharam para Jesus e viveram. Pela fé eles creram no sacrifício substituto de Cristo. João 3:14-16. Nessas palavras Cristo explica com clareza como um pecador pode receber a nova vida. Na resposta a Nicodemos quando ele pergunta: “Como pode suceder isto?” Cristo usou um incidente acontecido no velho testamento para ilustrar como o novo nascimento poderia acontecer. Agora pare e leia Números 21:4-9.



Sete palavras parecem saltar aos olhos nesse incidente.Vamos dar uma olhada cuidadosa, pois é a ilustração do próprio Cristo de como o pecador pode nascer de novo. 



(1) Pecado - Números 21:5. Assim como Israel pecou, toda a humanidade o fez em pensamentos palavras e atos. Romanos 3:23.



(2) Julgamento - Números 21: 6. Assim como o pecado deles trouxe juízo sobre eles, Deus assim revelou sua ira contra todo o pecado. Romanos 1:18, Jó 36:18, Romanos 6:23.



(3) Arrependimento- Números 21:7. Israel entendeu, confessou, e buscou perdão pelo seu pecado. Esse arrependimento, que consiste em mudança de mente e de atitude é expresso por uma mudança de ação. Deus exige arrependimento do pecador. Lucas 13:3, Atos 17:31, 20:21, Marcos 1:15.



(4) Revelação - Números 21:8. "E disse o Senhor” - Tal como Deus se revelou a Moisés explicando o antídoto para as picadas das serpentes, Deus revela na Bíblia seu antídoto de salvação para nós. II Timóteo 3:15-17, Romanos 10:8-9. 



(5) Provisão - Números 21:8-9. Uma serpente de bronze foi construída e levantada num poste ao alcance da visão de todo o acampamento de Israel. Agora compare João 3:14. Assim como Moisés levantou a serpente de bronze, assim Cristo deveria ser levantado, para dar a salvação para àqueles que fossem “picados” pelo pecado. Na cruz Ele levou nossos pecados, tomou nosso lugar, suportou todo o julgamento causado por nossos pecados, e por sua morte, satisfez as exigências de Deus contra o pecador. Deus indicou sua aceitação do sacrifício substituto de seu Filho ressuscitando-O dos mortos. Isaías 53, 5-6, I Coríntios 15:1-4, Romanos 5:7-8. 



(6) Condição - Números 21:8. "Quando olhou.” O fato da serpente ter sido levantada no poste, em si, não salvava. Olhar apenas não era suficiente. Havia um passo de fé exigido a cada um deles. Eles precisavam crer que ao olhar para a serpente e bronze seriam verdadeiramente salvos. Eles poderiam virar o rosto em sinal de incredulidade. Poderiam ter dito que era bobagem olhar para uma serpente de bronze, embora Deus já tivesse dito o contrário, que poderia de fato salvá-los. Poderiam ter zombado e rido entre si achando uma tremenda tolice. No entanto, para que cada israelita picado fosse salvo, eles precisavam olhar. O fato de Jesus Cristo ter morrido por nossos pecados na cruz e realizado toda obra necessária para salvação, não nos salva automaticamente. Um pecador perdido, também deve olhar individualmente, pela fé, crendo e confiando que o que Jesus disse é verdadeiro. “Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.” Romanos 10:13. Assim como os israelitas picados não foram orientados a orar, confessarem-se ou fazer boas obras para merecer a salvação, o pecador perdido deve render-se logo, confiar completamente em Jesus Cristo e recebê-lo pela fé como seu salvador pessoal. João 1:12, Efésios 2:8-9. 



7.Resultado - Números 21:9. "Ele viveu." No momento em que um israelita picado (que significava morte certa) olhava, ele recebia uma nova vida. Era como se nascesse de novo! Num momento culpado, o pecador perdido que crê no evangelho e que Cristo morreu por seus pecados e definitivamente O aceita como Salvador pessoal, recebe a vida eterna e vida espiritual. A partir daí o Espírito Santo habita no coração, ele se torna participante da glória divina e assim é regenerado, nascido do alto. Esse é o novo nascimento, que Cristo declarou ser essencial ver para entrar no reino de Deus. João 3:3,5.


 

 

PARA A SUA INFORMAÇÃO – A Lei Internacional de Direitos Reservados protege todos os materiais da página da internet da  Bible Broadcasting Network, Inc. (Rede de Radiodifusão Bíblica).  Isto inclui áudio, literatura e qualquer arquivo de vídeo. Para reproduzir ou publicar qualquer material, deve-se ter a permissão por escrito da BBN. Qualquer utilização dos materiais acima em reprodução para venda é estritamente proibido por lei. No entanto, uma vez que a BBN é um ministério e o material é para o seu crescimento espiritual pessoal, você pode gratuitamente fazer download de materiais se o propósito for para o seu uso pessoal.   
Copyright (c) 2006.

BBN ao Vivo

No Ar:
Hora do Estudo Bíblico
Lehman Strauss
Histórias Verdadeiras

Copyright © 2006 Bible Broadcasting Network Login