Privacidade

Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasDoaçõesFale Conosco
Livros|Ajuda & Ferramentas|
O que a Bíblia ensina

Capítulo 18

TRIUNFO SOBRE A TENTAÇÃO

 

Capítulo 18




Como um cristão pode resistir às tentações pecaminosas? Quando uma pessoa é salva, uma grande luta começa. Ela ainda mantém a velha natureza, a herança de Adão, que tentará arrastá-la ao pecado o tempo todo. Mas também tem a nova natureza, a vida de Deus, que odeia o pecado e quer fazer o que é certo. As duas naturezas lutam entre si continuamente. A questão é qual vai vencer? A resposta é , “aquela que você alimentar.” Gálatas 5:16-17, Romanos 8:5-8. 



A velha natureza é incuravelmente má. Não pode ser melhorada, e não será removida até que o cristão chegue em casa nos céus. Deus a condenou quando Cristo morreu na cruz, e Ele deseja que a tratemos como natureza morta. Não a encoraje! Não a alimente! Não lhe dê oportunidades! Romanos 13:14. 



A nova natureza inspira o cristão a fazer o bem. Ela deve ser estimulada e alimentada. Essa é a resposta de como se resistir à tentação, dizendo “Não” para o mundo, para a carne e para o diabo. Ao mesmo tempo você precisa nutrir a nova vida interior. A seguir temos algumas sugestões práticas de como isso pode ser feito:



A. Leia a Bíblia !  Estude-a !  Memorize-a !  Medite nela !  Obedeça-a ! Salmo 119:9. 



Na Bíblia aprendemos que a Palavra de Deus nos ajuda a ficar longe do pecado. Portanto, certifique-se de separar um tempo definido a cada dia para a leitura da Palavra de Deus. Colossenses 3:16.



B. Orai sem cessar! 



Quando você estiver diante da tentação, peça ajuda a Deus! Hebreus 4:16. Ele lhe dará forças para vencer. I Coríntios 10: 13. Se você tentar resistir por suas próprias forças, certamente vai fracassar. 



C. Busque a companhia de companheiros cristãos e não de ímpios!

Provérbios 1:10-16, Hebreus 10:24-25. 



É inevitável trabalhar e conviver com incrédulos, e nesse caso devemos testemunhar para eles, tanto com os lábios quanto com nossas vidas. Mas não devemos nos juntar a eles em seus prazeres e diversões mundanas. Efésios 5:10.



D. Confesse seus pecados imediatamente! I João 1:9. 



Logo que você tiver consciência que entristeceu a seu Pai com um pensamento ou ato pecaminoso ou com uma palavra pecaminosa, peça perdão a Ele imediatamente. Não espere até a noite ou até o final de semana. Provérbios 28:13.



E. Mantenha-se ocupado com as coisas de Deus! 



Alguém já disse que mente vazia é oficina do diabo! Entregue seu corpo ao Senhor e use-o para seus desígnios! Romanos 6:19. Há muito serviço a ser feito e você estará servindo ao Mestre dos mestres! 



F. Pratique atividades físicas. 



O exercício físico é proveitoso. I Timóteo 4:8. Porque o corpo do cristão é o templo do Espírito Santo, ele deve encontrar meios de mantê-lo saudável e forte. No entanto, o esporte não pode se tornar mais importante que as coisas espirituais. I Coríntios 6:19-20. 



G. Mate de fome a velha natureza!



Tome cuidado com o que você lê, assiste, aonde vai e o que ouve. Colossenses 3:5-9. 



H.Alimente a nova natureza!



Ocupe-se com Cristo! Quando você pensar nele, não pode pensar no pecado. Colossenses 3:10-14. Esse é o segredo de uma vida santa- a ocupação com Cristo. Uma regra fixa da vida é que nos tornamos parecidos com aquilo que adoramos. II Coríntios 3:18 ensina que nos tornamos parecidos com Jesus enquanto olhamos para Ele no espelho de sua palavra. O Espírito Santo que habita em nós, nos transforma à sua imagem e semelhança. A ocupação com os outros traz distração, ocupação consigo mesmo traz aflição mas a ocupação com Cristo traz alegria. 



I. Uma palavra final! Você vai perceber que a libertação da tentação não é uma experiência definitiva, mas um processo contínuo de dependência de Deus. Não importa a nossa idade, ou quanto saibamos da Bíblia, sempre corremos riscos de ceder à tentação se tirarmos os olhos de Cristo. Um homem muito comprometido com Deus costumava orar para que Deus impedisse que ele morresse como um velho incrédulo. Todos nós precisamos fazer a mesma oração. Colossenses 3:1-4.


 

 

PARA A SUA INFORMAÇÃO – A Lei Internacional de Direitos Reservados protege todos os materiais da página da internet da  Bible Broadcasting Network, Inc. (Rede de Radiodifusão Bíblica).  Isto inclui áudio, literatura e qualquer arquivo de vídeo. Para reproduzir ou publicar qualquer material, deve-se ter a permissão por escrito da BBN. Qualquer utilização dos materiais acima em reprodução para venda é estritamente proibido por lei. No entanto, uma vez que a BBN é um ministério e o material é para o seu crescimento espiritual pessoal, você pode gratuitamente fazer download de materiais se o propósito for para o seu uso pessoal.   
Copyright (c) 2006.

BBN ao Vivo

No Ar:
Palavras de Louvor
Donald Hubbard
Histórias Verdadeiras

Copyright © 2006 Bible Broadcasting Network Login