Privacidade

Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasDoaçõesFale Conosco
Livros|Ajuda & Ferramentas|
O que a Bíblia ensina

Capítulo 19

CONDUTA CRISTÃ

 

 

Capítulo 19



Como um cristão sabe o que deve e o que não deve fazer? Estaria certo um cristão ir a uma boate, ou teatro, jogar baralho, fumar, beber, ouvir rock ou participar de outros prazeres e diversões mundanas? “Não ameis o mundo.” I João 2:15. 

Muitos novos convertidos ficam perturbados com perguntas similares às que vimos acima. Eles acham que certas práticas são condenadas claramente na Bíblia mas há outras que não são mencionadas. O propósito deste estudo é oferecer ao aluno uma série de padrões que possam ajudá-lo a decidir se ele deveria ou não se associar a uma determinada atividade questionável. Uma das perguntas que devem ser feitas é : “Jesus faria isso?” 



A. Em primeiro lugar, o que é claramente proibido aos cristãos em nossos dias deve-se evitar como à uma doença mortal. Se você não tem certeza, não faça até descobrir. I Tessalonicenses 5:22.



B. Há alguma glória para Deus nisso?



Em I Coríntios 10:31, lemos o seguinte "Fazei tudo para glória de Deus”. Antes de se envolver na atividade em questão, você pode honestamente pedir a bênção de Deus sobre esta atividade, crendo que Ele será honrado com sua participação? 



C. Isso é “mundano?” Se for, então não é de Cristo. 



Ele disse a respeito de seus discípulos: "Não são do mundo, como eu não sou do mundo.” João 17:16. Ele não era do mundo, estava nele, mas não pertencia a ele. I João 2:15-17.



D. O Senhor faria isso? Ele nos deixou o exemplo, devemos seguir seus passos. I Pedro 2:21. 



E. Você gostaria de ser encontrado por Jesus em seu retorno fazendo isso? 



Alguém sabiamente disse, “Não faça nada, não diga nada, ou vá a qualquer lugar que o envergonharia se o Senhor voltasse naquele momento.” I João 2:28.



F. Você se sente à vontade fazendo isso sabendo que Deus através do Espírito Santo habita em você? 



“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Coríntios 6:19, Efésios 4:30”. 



G. É uma conduta conveniente a um filho de Deus? 



Quando um filho do rei age de forma indigna, traz desgraça ao nome de seu pai. Assim também o cristão que se comporta de forma indigna. Romanos 2:24, Colossenses 1:10.



H. Que efeito minha atitude provocará nos outros? 



Será um bom testemunho para os não crentes, ou eles chegarão a conclusão que não existe nenhuma diferença entre o cristão e o incrédulo? II Coríntios 5:17. Também, provocará tropeço aos novos na fé? O apóstolo Paulo nos alertou sobre ser uma pedra de tropeço “...não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.” Romanos 14:13. 



I. Finalmente, há dúvida, por menor que seja, em sua mente sobre isso? 



Se há, não faça , pois “aquele que tem dúvidas…. está condenado... tudo que não é de fé é pecado” Romanos 14:23. 



Em relação a este assunto do que deve ou não um cristão fazer, é bom lembrar que “não estamos debaixo da lei mas, debaixo da graça.” Romanos 6:14-15. Isso não significa que possamos viver de qualquer jeito, mas devemos fazer o que Deus deseja que façamos por tudo que Ele já fez por nós. Não evitamos os prazeres do mundo porque somos forçados, mas porque queremos. E a razão de querermos é pelo fato de Cristo ter morrido por nós sendo nossa ambição de agora em diante viver de tal forma que o agrade. II Coríntios 5:14-15. Deus não diz: “Se você conseguir ficar longe do pecado então será um cristão” mas diz ao cristão, “Você é um cristão! Viva de uma forma coerente com sua alto chamado” Efésios 4:1. Um cristão pode acabar se esquecendo dessa posição tão digna e cair nos prazeres que o mundo oferece, se isto acontecer, Deus o trará de volta com um amoroso corretivo, como o pastor traz de volta a ovelha desgarrada colocando o cajado em seu pescoço. Assim se a graça de Deus for esquecida pelo cristão, ele será restaurado pelo governo de Deus.


 

 

PARA A SUA INFORMAÇÃO – A Lei Internacional de Direitos Reservados protege todos os materiais da página da internet da  Bible Broadcasting Network, Inc. (Rede de Radiodifusão Bíblica).  Isto inclui áudio, literatura e qualquer arquivo de vídeo. Para reproduzir ou publicar qualquer material, deve-se ter a permissão por escrito da BBN. Qualquer utilização dos materiais acima em reprodução para venda é estritamente proibido por lei. No entanto, uma vez que a BBN é um ministério e o material é para o seu crescimento espiritual pessoal, você pode gratuitamente fazer download de materiais se o propósito for para o seu uso pessoal.   
Copyright (c) 2006.

BBN ao Vivo

No Ar:
Razões
Pr. Fernando Bochio
Histórias Verdadeiras

Copyright © 2006 Bible Broadcasting Network Login