Privacidade

Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasDoaçõesFale Conosco
Livros|Ajuda & Ferramentas|
O que a Bíblia ensina

Capítulo 21

ESCOLHENDO UMA IGREJA

 

Capítulo 21




Como um cristão pode saber a qual igreja deve se unir? Ao introduzirmos esse assunto, deve ficar claro que uma pessoa se une à verdadeira igreja no momento de sua conversão. Esta igreja é constituída por todos os verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo, independentemente de raça, cor ou cultura. Os membros da igreja estão espalhados pelo mundo inteiro, apesar de a igreja inteira nunca, até o dia de hoje, ter sido reunida em um único lugar.



No entanto, é possível para os cristãos em muitas localidades unirem-se como membros à igreja local e desempenhar funções que estão descritas na Bíblia. Essa igreja local é a expressão da igreja universal de todos os crentes no mundo. Este encontro acontece no primeiro dia da semana (domingo) e não no sábado que é o mandamento judaico do Velho Testamento. Nos primeiro dias, os santos se reuniam nas suas próprias casas. Romanos 16:5, Filemom 2. Lemos “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão e nas orações.” Atos 2:42. Fica óbvio que é vontade do Senhor que os cristãos devam se reunir regularmente como membros da igreja. Hebreu 10:25 contém um aviso contra o abandono “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns.” Além disso, grandes porções do Novo Testamento são dedicadas ao ensino dos crentes sobre os privilégios e responsabilidades como membros do corpo local de Cristo. I Coríntios 12.



Mesmo assim é difícil hoje em dia para um novo convertido saber em qual igreja deve congregar. Há muitos grupos cristãos diferentes e grandes diferenças em alguns dos seus ensinos.



A lista a seguir foi feita para ajudar o novo cristão a encontrar o caminho correto. Ao mesmo tempo, deve-se enfatizar que essa questão deve ser colocada em sincera oração diante de Deus para que a vontade de Deus seja claramente revelada. Nossa compreensão do que a igreja é, deve vir somente da Palavra de Deus. Tradições e costumes dos homens devem ser testados pelos seus ensinos nessa área. Isaías 8:20. Lembre-se que uma moeda falsa é feita para se parecer ao máximo com uma verdadeira, mas ao saber a verdade, você reconhecerá qual é falsa. Deus guiará você no teste da verdade pela Palavra dEle e assim testar todas as igrejas pelas qualificações do Senhor.



A. Certifique-se de que aquele grupo com que você se identifica reconhece a Bíblia como a inspirada e infalível Palavra de Deus, e que aceita as Escrituras como autoridade final em questões de fé e prática. Não é suficiente dizer que a Bíblia contém a Palavra de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus, portanto é absolutamente verdadeira, por isso devemos crer nela e obedecê-la. II Timóteo 3:16,17.



B. Certifique-se que aqueles com quem você congrega têm um conceito claro e sem erros sobre a pessoa de Cristo. Muitos admitem que Ele foi um grande líder, e talvez até o maior homem que já viveu, ou usem a palavra “divino” para descrevê-lo. Mas a grande verdade a respeito do nosso bendito Salvador é que Ele é Deus, e nada menos que isso servirá. Colossenses 2:9.



D. Uma terceira coisa a se procurar, é um ensino coerente sobre a obra de Cristo. A Bíblia ensina que o Senhor Jesus viveu uma vida sem pecado, que Ele voluntariamente morreu por nossos pecados na Cruz do Calvário, que Ele foi sepultado, e se levantou dos mortos e subiu aos céus, onde Ele está agora, assentado à mão direita de Deus. I Coríntios 15:1-4. A salvação é alcançada somente pela fé nEle e não depende das obras ou méritos humanos. Gálatas 2:16. Certifique-se de encontrar o que é ensinado sobre seu precioso sangue. Fora desse sangue não há remissão de pecados.



Além de corresponder aos três pontos anteriores, observe se a igreja local não contradiz, por palavra ou atos, as seguintes verdades a respeito do corpo de Cristo:



ORDEM DA IGREJA



A. Cristo é a Cabeça da igreja. Colossenses 1:18-19, Efésios 1:22-23. Nenhum homem pode ocupar essa posição. Onde Cristo é reconhecido como Cabeça, a igreja olhará para Ele e somente para Ele buscando orientação e liderança.



B. Todos os crentes em Cristo Jesus são membros do corpo de Cristo. I Coríntios 12:12-13. Todos os filhos de Deus devem ser bem recebidos na comunhão da igreja. (Há no entanto, duas exceções à esta regra. Aqueles que não aceitam a sã doutrina, II João 10, ou aqueles que estão em pecado, I Coríntios 5:13, esses devem ser excluídos até que sejam restaurados pelo Senhor). Nenhum incrédulo deve ser recebido voluntariamente (enquanto incrédulo) na comunhão da igreja.



C. Todos os cristãos são sacerdotes. I Pedro 2:5-9. No novo testamento, não há distinção entre sacerdotes e povo. No velho testamento um sacerdote era alguém que ficava entre Deus e o homem para oferecer um sacrifício em seu nome. No entanto, na morte de Cristo, o véu foi rasgado mostrando que agora todo cristão tem direto acesso a Deus em qualquer momento. Marcos 15:27-38. Tornamo-nos sacerdotes diante dele. Apocalipse 1:5-6. Todos os cristãos podem agora entrar pela fé na presença de Deus, trazendo sacrifícios de louvor, adoração e culto. Na igreja primitiva todos os membros foram estudantes da Palavra, todos eram ganhadores de almas, todos ocupados por Deus. Isto deveria caracterizar a igreja de hoje.



A autoridade do Espírito Santo deveria ser reconhecida, no louvor, na adoração, no ministério e na disciplina, deveria haver liberdade para o Espírito Santo orientar. Sua orientação e autoridade não deveriam ser limitadas pelas cerimônias e organizações humanas. II Coríntios 3:17, Efésios 4:3. Resumindo, um novo cristão deve ter comunhão com aqueles que reconhecem a Bíblia como sua única orientação, que sejam coerentes como a pessoa e a obra de Cristo, e que buscam praticar os ensinos do Novo Testamento com atenção à igreja e suas funções.



 

 

PARA A SUA INFORMAÇÃO – A Lei Internacional de Direitos Reservados protege todos os materiais da página da internet da  Bible Broadcasting Network, Inc. (Rede de Radiodifusão Bíblica).  Isto inclui áudio, literatura e qualquer arquivo de vídeo. Para reproduzir ou publicar qualquer material, deve-se ter a permissão por escrito da BBN. Qualquer utilização dos materiais acima em reprodução para venda é estritamente proibido por lei. No entanto, uma vez que a BBN é um ministério e o material é para o seu crescimento espiritual pessoal, você pode gratuitamente fazer download de materiais se o propósito for para o seu uso pessoal.   
Copyright (c) 2006.

BBN ao Vivo

No Ar:
Ecos do Calvário
Pr. James Nash
Histórias Verdadeiras

Copyright © 2006 Bible Broadcasting Network Login