Privacidade

Como ir ao CéuRádioInstituto BíblicoChatRecursosIdiomasDoaçõesFale Conosco
Livros|Ajuda & Ferramentas|
O que a Bíblia ensina

Capítulo 23

A PRÁTICA DA ORAÇÃO

 

Capítulo 23




O que a Bíblia ensina sobre oração? A vida cristã não pode ter progresso em qualquer área da vida sem oração. É importante para o novo cristão saber o que a Bíblia ensina sobre isso. Os tópicos seguintes procuram responder algumas questões básicas: 



A. Por que orar?



Porque a Bíblia nos ordena a fazê-lo. I Timóteo 2:8. O Senhor Jesus foi um homem de oração. Se Ele sentiu essa necessidade, quanto mais nós! I Tessalonicenses 5:17-18, Efésios 6:18. 



B. Com que freqüência? 



Devemos estabelecer certos horários durante o dia para orarmos e devemos orar também entre estes momentos. É uma boa prática orar ao amanhecer e na hora de dormir à noite. Durante o dia, devemos olhar para o Senhor quando surgirem os problemas, quando ajuda ou sabedoria for necessária ou quando queremos agradecê-lo por algo. Neemias sempre levantava aos céus “orações frases” na batalha ou construindo os muros. Certamente cada cristão deveria abaixar a cabeça e dar graças antes da refeição, quer em público quer em casa. 



C. Em que posição?



Daniel se ajoelhava quando orava. Daniel 6:10.Também Jesus o fazia. Neemias, por outro lado, orava diante do rei. Neemias 2:4. Em geral em casa, os cristãos se ajoelham, mas é um privilégio grande poder falar com Deus na caminhada na rua ou quando envolvidos nas atividades diárias. 



D. Com que propósito? 

Entre as Escrituras que respondem a esta pergunta estão: Filipenses 4:6, I Timóteo 2:1-3 e Mateus 9:38. Não há nada pequeno demais nem grande demais para a oração. Muitos crentes acham útil manter uma lista de oração onde podem registrar coisas como: 1.Nomes dos parentes e amigos não crentes. 2. Nomes de pessoas carentes e doentes. 3. Nomes de servos do Senhor como missionários, evangelistas e professores.



Não se esqueça de incluir louvor em suas orações e se certificar que o foco é para a glória de Deus. Quando você ora especificamente, recebe respostas específicas, mas quando se ora por pessoas em geral, sem mencionar os seus nomes, você não terá como saber se suas orações foram atendidas. 



E. Condições para uma oração ser atendida.



Se estivermos em Cristo, nossos pedidos serão respondidos. João 15:7. Estar em Cristo significa guardar Seus mandamentos. I João 3:22.(1) Nossas orações devem estar de acordo com Sua vontade. I João 5:14. Sabendo que a vontade de Deus está expressa em sua Palavra, nossos pedidos devem estar de acordo com as Escrituras. Portanto, ore na linguagem da Bíblia. (2) Nossas orações devem ser oferecidas no Nome de Cristo. João 14:13, 16:23. Quando verdadeiramente pedimos em Seu Nome, é o mesmo que se Ele estivesse pedindo a Deus. (3) Nossos motivos devem ser puros. Tiago 4:3. Se nossos motivos são egoístas e pecaminosos, não podemos esperar uma resposta. 



F. Qual é a linguagem da oração? 



Devemos nos dirigir a Deus com reverência. Cristãos geralmente usam palavras como “Vós” e “Tu” em vez do tão comum “você” ao falar com o Pai.



G. Perigos na oração. 



(1) Não ore para ser visto. Mateus 6:5-6. 

(2) Não peça a Deus por algo que você mesmo possa fazer. Ninguém em seu juízo perfeito entraria na frente de um carro em movimento e depois pediria Deus para trazê-lo de volta à calçada. Deus lhe deu pernas para lhe trazer de volta.

(3) Não peça nada que você sabe que não deveria ter! Às vezes Deus atende tais pedidos mas traz escassez para a alma. Salmo 106:15

(4) Evite repetições desnecessárias. Mateus 6:7, Eclesiastes 5:2.



H. Outras sugestões.



1. Se você perceber que sua mente divaga enquanto está de joelhos, tente orar em voz alta. Isso ajuda grandemente na concentração. 



2. Não desanime se sua resposta não vier imediatamente. As respostas de Deus nunca chegam cedo demais, para que não percamos a benção de aprender a esperar nele, e nunca tarde demais, para que não pensemos que confiamos nele em vão.



3. Se a resposta de Deus não é exatamente o que você pediu, lembre-se disso: Deus reserva-se o direito de dar-nos algo melhor do que aquilo que pedimos. Não sabemos o que é melhor para nós, mas Ele sabe, e então nos dá algo que não poderíamos pedir ou imaginar. II Coríntios 12:8-9.


 

 

PARA A SUA INFORMAÇÃO – A Lei Internacional de Direitos Reservados protege todos os materiais da página da internet da  Bible Broadcasting Network, Inc. (Rede de Radiodifusão Bíblica).  Isto inclui áudio, literatura e qualquer arquivo de vídeo. Para reproduzir ou publicar qualquer material, deve-se ter a permissão por escrito da BBN. Qualquer utilização dos materiais acima em reprodução para venda é estritamente proibido por lei. No entanto, uma vez que a BBN é um ministério e o material é para o seu crescimento espiritual pessoal, você pode gratuitamente fazer download de materiais se o propósito for para o seu uso pessoal.   
Copyright (c) 2006.

BBN ao Vivo

No Ar:
BBN Notícias
Central de Radiojornalismo
Histórias Verdadeiras

Copyright © 2006 Bible Broadcasting Network Login